7 Métodos de Estudo Para o Enem

Share:

Ansioso e preocupado para o Enem? Todos ficamos, não é mesmo? Então conheça esses 7 métodos de estudo para o Enem que vão te ajudar muito a gabaritar o teste desse ano!

Mas não apenas o Enem, claro. Afinal, não podemos esquecer dos concursos e demais testes em que precisamos fixar muito conteúdo em nossa mente que, à certa altura, parece não ter mais espaço algum.

Então vamos lá, esses são os 7 métodos de estudo para qualquer prova ou conteúdo, incluindo o Enem:

1 – Mapa Mental

Esse é um método para aqueles que aprendem de maneira mais visual, pois coloca todo o conteúdo de maneira resumida e sistêmica, fácil de visualizar. Esse método pode te ajudar se você não gosta muito de ler/escrever textos e mais textos. Além disso, pode te ajudar a organizar as ideias e de fato aprender o conteúdo.

2 – Método Cornell

Diferente do que possa parecer, esse método é bem simples. Consiste em dividir uma folha em 3 seções: uma para colocar os tópicos e palavras chaves do assunto estudado, da aula ou do texto lido; outra para explicá-los da maneira que compreendeu, o mais imples possível; e a terceira parte para resumir todo o conteúdo das 2 partes anteriores, da maneira mais objetiva possível. Mas calma, não precisa ser ao mesmo tempo.

Fonte: Revista Galileu – Globo.com

3 – Autoexplicação

Como o próprio nome já se “autoexplica”, nesse método de estudos você explica todo o conteúdo que aprendeu a si mesmo, em voz alta. É como pensar em voz alta e se explicar de uma forma mais simples.

4 – Resumos

Utilizar o método de resumos consiste em reescrever o texto lido ou a aula assistida, colocando APENAS O ESSENCIAL e o que é mais importante sobre o conteúdo. vale lembrar que é o essencial mesmo.

5 – Técnica Pomodoro

Trata-se da combinação de trabalho e relaxamento, definindo períodos de esforço que devem ser recompensados com momentos de distração. O mais comum é a escala 25/5, em que a cada 25 minutos de estudo, você determina 5 minutos de relaxamento e distração.

6 – Teste Prático

Esse método de estudos lembra muito os famosos simulados. Porém, para ter sucesso com esse método, é interessante que você mesmo elabore as questões em pequenas fichas, baseadas em suas dúvidas sobre o tema estudado.

7 – Táticas Mnemônicas

Todo mundo já teve aquele professor que transformava todo o conteúdo em uma música, não é mesmo? Ou aqueles que juntavam uma sequência de palavras importantes formando uma frase totalmente sem sentido, mas que você nunca esquece.

Pois é, esse método pode ser muito eficiente e te ajudar a memorizar palavras chaves importantes.

E aí, qual desses métodos mais te indentifica?

Espero que tenha gostado e até breve!

Pin It on Pinterest